19.11.08

Família vende tudo

| Chamuscado por Laritz |




Absurdo: não há um registro sequer nas notícias de hoje. Enquanto a imprensa dá destaque para assuntos idiotas como as fotos da mulher jaca peladona, os sopapos e chiliques da Luana Pavão, a anorexia da mulher do David Beckham e as tetas caídas da botocada Meg Ryan, ninguém deu uma única linha sobre o leilão do acervo de Jorge Amado e Zélia Gattai. O patrimônio de um dos escritores mais importantes do Brasil, símbolo absoluto da nossa cultura, está sendo totalmente pulverizado e ninguém diz nem faz nada!

Resumindo a novela: sem dinheiro para manter o patrimônio do casal de escritores, seus filhos bateram à porta do Ministério da Cultura (na época comandado por Gilberto Gil), que negou ajuda, assim como o governo baiano. A saída foi leiloar o acervo de obras de arte - que inclui preciosidades como Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lasar Segall, Diego Rivera, Djanira e Caribé, só para citar alguns - a fim de arrecadar recursos para a conservação da famosa Casa do Rio Vermelho, onde estão as cinzas de ambos e que foi palco de deliciosas histórias narradas com maestria por Zélia Gattai em seus livros de memórias.

Imperdoável o fechar de olhos do governo e mesmo da iniciativa privada. Fosse eu filha de Jorge e Zélia jamais dilapidaria o patrimônio de minha família em um leilão. Eu moveria céus e mares para que a memória dessas personagens tão importantes da nossa literatura, cultura e história fosse eternizada. É muito triste.

O leilão do acervo de Jorge Amado e Zélia Gattai acontece até sexta-feira na Evandro Carneiro Leilões. O catálogo das obras à venda está disponível aqui. Não é para chorar de raiva com tanto descaso?

2 comentários:

Unknown disse...

Por isso eu digo, aqueles que não preservam a sua cultura, não são dignos de nada.

Mas se fosse a obra de outros, olha......Tinha até museu

Anônimo disse...

Realmente, não vi nada disso nos sites.
Tudo bem que ultimamente vejo tudo muito por cima, mas "Luana Pavão" está sempre nas manchetes.
Beijo!

Blog Widget by LinkWithin
Subscribe