30.1.09

Jornalismo gonzo

| Chamuscado por Laritz |



Eu amo o Johnny Depp. Ele é lindo, sexy, excelente ator, dono do próprio nariz, não envelhece e investe em produções alternativas maravilhosas. Agora, vai viver nas telas uma nova aventura de Hunter S. Thompson, o maluco criador do jornalismo gonzo - estilo em que a notícia é tratada com parcialidade e sem objetividade e seriedade. "The Rum Diary" contará as experiências de início de carreira do jornalista espoleta em Porto Rico. A produção está em fase de adaptação de roteiro - o livro foi escrito em 1960.

O jornalismo gonzo já foi abordado no ótimo "Fear and Loathing in Las Vegas", com os fofos Johnny Depp e Benicio del Toro. O filme narra as peripécias de Hunter S. Thompson na cobertura de uma corrida no deserto, encomendada pela revista Rolling Stone. Ele gastou todo o dinheiro da reportagem com drogas e álcool, fez dívidas no hotel, destruiu quartos e fugiu sem pagar. Sua matéria limitou-se a descrever o ambiente sob seu ponto de vista entorpecido e virou o precursor desse novo estilo jornalístico.

Nota da autora: o termo "gonzo" seria uma gíria irlandesa para designar o último homem de pé após uma maratona de bebedeira. Dá para imaginar o que vem por aí, não dá? Eu, com certeza, não vou perder!

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Lara, essa semana passou na HBO um documentário sobre a vida dele.

Infelizmente, peguei a parte final. Agora tenho que ficar de olho na programação do canal, pra saber quando irá passar de novo.

Quando soube do se tratava o documentário, lembrei do seu post no blog, ai resolvi comentar com voce.

Bjs

Blog Widget by LinkWithin
Subscribe