15.1.09

Ao mestre com carinho

| Chamuscado por Laritz |

Eliseu Fedri foi um grande mestre e despertou em seus pupilos o gosto por História. Tive a honra de ser sua aluna no Instituto Coração de Jesus. Eu era uma menina de marias-chiquinhas, e ele já era um senhor (minha turma o chamava carinhosamente de Mister Magoo). Não imaginava que estivesse vivo, mas foi com grata surpresa que li na coluna Memória, do querido Ademir Médici, uma homenagem ao educador, hoje com quase 95 anos, completamente lúcido e frequentador assíduo das reuniões do Rotary Club.

Ontem, a coluna publicou comentários de leitores parabenizando pela homenagem ao mestre, entre os quais duas pessoas muito queridas: Dr. Radamés Fortes, sábio advogado com quem tive a honra de trabalhar, e Virginia Pezzolo, jornalista que por acaso é minha mãe. O depoimento de mamãe emocionou:

"Na terceira série ginasial, no Duque de Caxias (colégio andreense que não existe mais), colei descaradamente a prova de uma colega: dissertação sobre um tema de história geral, acho que o antigo Egito. Ao entregar as provas, o mestre deixou as duas para o final e fez a clássica pergunta: quem colou? Morta de vergonha, assumi a fraude. Ele elogiou minha franqueza e fez um dos primeiros desafios de minha vida. Disse ter certeza de que eu era capaz de fazer aquele trabalho e outros, desde que me empenhasse. E marcou a data para o desenlace do jogo: a próxima prova.

Desnecessário dizer que venci, recebi ótima nota e, por incrível que possa parecer, história geral é até hoje um dos temas que mais me interessa, agora dentro de enfoques mais amplos, como direito e relações internacionais, temas sobre os quais escrevi e escrevo, já como jornalista. Valeu e muito a lição sobre ética (assumir o erro) e sobre minha capacidade de estudar e trabalhar.

Anos mais tarde, o mesmo Eliseu Fedri foi professor de minha filha, Lara, no Instituto Coração de Jesus, o que nos rendeu - mãe e filha - deliciosos papos sobre ensino e vida."

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Subscribe