20.1.09

Festa da Democracia

| Chamuscado por Laritz |

Capitólio no começo da manhã


Impossível não se emocionar com a possibilidade de novos e melhores tempos. A posse de Barack Obama como o 44o. presidente dos Estados Unidos - e o primeiro negro a assumir o cargo - renova as esperanças de todo o planeta. Segundo pesquisa da rede CNN, seis em cada dez americanos acreditam que o dia de hoje é "uma celebração de todos os cidadãos por verem a democracia em ação". Ele inicia seu mandato com a aprovação de 78% da população, por isso já é chamado de "O presidente de todos". Basta lembrar que o país estava completamente dividido quando George W. Bush tomou posse há oito anos.

O que impressiona é pensar que a grande festa da democracia precisa ser cercada de aparato de segurança tão forte: são 8 mil policiais, 7,5 mil militares e 4 mil integrantes da Guarda Nacional. O secretário de Segurança ficará isolado em um bunker, pois, caso ocorra algum atentado, ele assume o cargo. Há franco-atiradores espalhados por pontos estratégicos e até as caixas de correio foram retiradas das ruas, a fim de evitar a explosão de bombas dentro delas. Uma verdadeira operação antiterror.

Milhares de cidadãos aguardam desde a madrugada no Capitólio. A expectativa é de que 2 milhões de pessoas de todo o mundo assistam ao vivo à cerimônia de posse, transmitida por inúmeros telões instalados nas imediações. No entanto, penso que o planeta vai parar por alguns minutos hoje para acompanhar esse momento tão histórico. Sessenta mil voluntários se ofereceram para trabalhar na posse, porém só 15 mil foram selecionados. Terão a função de orientar e ajudar a multidão em festa.

É o início de uma nova era. Barack Obama terá assuntos espinhosos pela frente, como a grave crise econômica - a pior desde a depressão de 1929; a guerra no Iraque - ele prometeu retirar as tropas americanas de lá; os conflitos no Afeganistão e o devastador confronto na Faixa de Gaza. É muito pepino para um homem só! Mas alguém tem dúvidas de que o dia de hoje será belíssimo e ficará gravado para sempre na mente daqueles que acreditam em um futuro melhor? God bless Barack Obama!

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Subscribe