8.4.09

Não ao não

| Chamuscado por Laritz |

Nos anos rebeldes, Caetano Veloso cantava: "É proibido proibir". Como sempre morri de medo de qualquer tipo de totalitarismo, espantei-me com o rigor da lei antifumo recém-aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Agora, em todo o Estado, só será permitido fumar dentro das residências e nas ruas - e olhe lá. Hoje, estão banindo o fumo. Amanhã, podem impedir que as pessoas usem óculos, dentaduras, cabelos com mechas, leiam em público, palitem os dentes, levem seus cãezinhos para passear, ou que pensem. Vamos permitir de boca calada que cerceiem todas nossas liberdades? Estamos abrindo espaço para que governantes voltem a dizer o que podemos e o que não podemos falar ou fazer, assim como ocorreu durante os tristes anos de chumbo? Ameaças à liberdade individual sempre resvalam para o fim de direitos coletivos. E eu me assusto vendo pessoas que lutaram contra a ditadura agora agindo como ditadores.

4 comentários:

Fernanda disse...

Laritcha, dessa vez vou ter de discordar de vc. Fumar em lugar fechado é um hábito prejudicial a outras pessoas. Faz parte daquela história: "seu direito termina onde começa o direito do outro". Fumantes não têm idéia de como a fumaça é incômoda para não fumantes. E olha que vira e mexe eu dou um pito tb, vc sabe, né? Mas nesse caso, vou ficar ao lado da lei. Bjs, gatona!

Laritz disse...

Não seria mais interessante uma campanha educativa do que uma proibição tão radical? Isso me cheira a ditadura! E quem vai fiscalizar? Os policiais tão mal preparados que nem dão conta dos bandidos?

Luana disse...

Vc é fumante? Acho que sim. Concordo com a moça aí de cima.

Anônimo disse...

E o direito constitucional à propriedade. Vão mandar prender condôminos que aprovem, em assembléia, o direito de utilizar espaços comuns de um edifício pelos fumantes?
Ah! e o Serra, vítima da ditadura, agora vestindo o capuz de violados de direitos?
Começo a pensar que não merece ser presidente do Brasil por incorrer em erro tão primário, travestido de boas intenções. Sei não. Naquela época também os ditocujos diziam que iriam salvar o Brasil. Eu, hein!

Blog Widget by LinkWithin
Subscribe