28.5.09

Ler e aprender?

| Chamuscado por Laritz |

[clique na imagem para ver a leitura das crianças de nove anos]

"Nunca ame ninguém. Estupre". "Tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto". "Odeie. Assim, por esporte". Eis algumas das singelas frases contidas no livro "Poesia do Dia - Poetas de Hoje para Leitores de Agora", distribuído aos alunos da terceira série do ensino fundamental do Estado de São Paulo. Essa é a edificante leitura que o governador oferece às nossas crianças de nove anos! Pior é constatar que a obra foi entregue às escolas pelo mesmo programa de "melhoria da alfabetização" que na semana passada causou imensa polêmica ao oferecer aos alunos a coletânea de quadrinhos "Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol", recheada de expressões vulgares e incitação ao sexo e à violência.

Já que nosso governador se mostra tão hábil em proibir as liberdades individuais, por que permite o ensino de temas inapropriados para crianças? A explicação da Secretaria da Educação é ainda mais pífia: admite que o programa "Ler e Escrever", que usa os livros criticados, precisa de ajustes. Porém, afirma que a obra se refere a assuntos que "o noticiário aborda e as crianças estão expostas". Pelo visto, José Serra adotou algumas filosofias de seu adversário Paulo Maluf, como o célebre bordão "estupra, mas não mata"...

Também causa polêmica a distribuição do livro "Memórias Inventadas", do excelente Manoel de Barros, aos alunos da sexta série. Entregue no início do ano letivo a estudantes de 11 e 12 anos, a obra provoca constrangimento nos jovens, pais e professores porque alguns contos possuem conteúdo erótico e palavrões, precipitando a discussão da sexualidade. Manoel de Barros é um dos principais poetas contemporâneos do Brasil e é autor de belíssima obra, porém muitos dos seus poemas são de difícil compreensão até para adultos e há inúmeros outros bons livros mais indicados para essa faixa etária.

Ao que tudo indica, há imensa podridão por trás dessa distribuição de livros infanto-juvenis inadequados. Quem escolhe o que as crianças devem ler? Por qual triagem essas obras passam antes de chegarem às escolas? É triste constatar que nossos filhos crescem tolhidos de seus direitos individuais, mas são alfabetizados com palavrões, agressões e até mesmo incitações ao uso de drogas e ao sexo precoce - temas que pais conscientes evitam ao máximo abordar com os pequenos antes que estejam preparados para isso. Machuca a alma constatar que os mandos e desmandos dos nossos políticos encheram de pedras (e de dinheiros) o "Caminho Suave", cartilha que ensinou o beabá a milhares de brasileiros.

3 comentários:

Anônimo disse...

A verdade de GF: não há critério na aquisição de livros. Vende quem oferecer mais $$$$$$$ aos encarregados das compras, certamente pessoas que se lixam para os livros. Uma lástima: há milhares de obras que não apenas incentivariam o hábito da leitura, mas, acima de tudo, contribuiriam para a formação de uma juventude mais consciente.

Mosana disse...

credo
fiquei ainda mais horrorizada!!!!
medo!!!!!!!!
oh.. se vc nao fez nenhum curso de aprimoramento social.. lamento mas nem podemos ser amigas!!
hauahuahauhauhauhauhauauhauhauhauhauahuahuahauhauhauha
tenho q rir!!!!!!!!
kisses darling!!!!

Ana Luiza disse...

HORROR, HORROR!!!

Blog Widget by LinkWithin
Subscribe